sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O papel do professor na sociedade Digital

Ao sinalizarmos que o conhecimento é mutável, constatamos explicitamente a necessidade da formação do professor abranger de forma continuada, pois acreditamos que o aprendizado consecutivo - a partir da busca pela informação e pesquisa - é o meio do individuo obter a habilidade não apenas cognitiva, mas social, cultural e política, na medida em que transforma o contexto em que está inserido.Desta forma, acentuamos, segundo Lévy (1996, p.54) citado por Stella Azevedo que "as pessoas não apenas são levadas a mudar várias vezes de profissão em sua vida, como também, no interior da mesma ‘profissão’, os conhecimentos têm um ciclo de renovação cada vez mais curto”.Diante desta averiguação, acreditamos que a formação de professores relacionada com qualificação inserida na tecnologia de informação e comunicação possa mediar o progresso de continuação.
Neste novo contexto pedagógico interdisciplinar e coletivo, o professor sai da função de lecionador e detentor do saber para executar estrategicamente a função de mediador, colaborador e facilitador na construção do conhecimento, na qual a relação pedagógica assume caráter de interatividade e sociabilidade entre o professor e aluno, cuja aprendizagem ocorre reciprocamente entre ambos.
O professor mediador apontará os significados das TICs vinculados às ações pedagógicas, supervisionando tarefa, o tempo e sites de modo que o aluno seja participante e questionador deste processo, enfatizando não a maneira técnica para mediar com a mídia, mas estimulando a participação autônoma e criativa deste individuo na sociedade. Como podemos averiguar a colocação do professor diante da mídia, na afirmação de Perriault, citado por Yajima, Sant’ana, Guedes, Santos[1]: “Quando estiver rodeado de mídias, ele não mais veiculará todo o conhecimento mas ajudará os alunos a assimilá-lo bem. Responderá às questões difíceis”.
(Perriault, 1996, p. 82).[1] Professores doutores e doutoras que elaboraram o texto: Tecnologia e a Formação do Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário