quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Formação de recursos humanos

Após a leitura de um texto de Almeida constatei que o uso das TICs vem sendo discutida a muito anos. A formação ou qualificação dos professores para trabalhar com as TICs vem desde os anos 80 até inicio dos anos 90, no qual o primeiro visava a preparação dos professores e a criação dos CIEDs(Centro de Informatica Educativa) ,porém não alcaçaram seus objetivos e os poucos professores que formaram não chegaram a sala de aula.
Atualmente o MEC criou o PRoInfo que vem se concretizando aos poucos com a colocação de computadores em sala de aula ou salas de informatica nas escolas. Será que estes professores foram preparados para lhe dar com os computadores e com a quantidade de informações que terão a sua disposição? Vale salientar que os mesmos estão acostumados a passar as informações, com as TICs enfrentarão varios desafios para que realmente se comcretize de fato o uso das TICs em sua sala de aula. Mailan

8 comentários:

  1. Realmente, não basta apenas oferecer novas tecnologias para a educação, é necessário prepar o educadora para trabalhar com ela, ou esses meios não vão surtir efeito. Se não sabemos manejar um instrumento como ensinaremos para outras pessoas?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a colega Dayane , antes de oferecer esses meios para as salas de aulas é preciso preparar os professores para que estes possam mediar os seus educandos, porque se não houver essa preparação eles serão apenas meros reprodutores do conhecimento, utilizando apenas instrumentos diferentes. Mas o que realmente as tecnologias vem trazer não é apenas uma mudança dos instrumentos e sim uma mudança no ensino com novos recursos para enriquecimento no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Mas, para haver essa preparação é preciso também que os professores tomem iniciativa e se conscientize do quanto é importante ele está inserido nesses avanços tecnologicos.Geiza

    ResponderExcluir
  4. Realmente, os professores devem ser os primeiros a sentirem a necessidade de mudarem, afinal eles são peça fundamental nesse "jogo" da insersão das novas tecnologias no meio educacional. De nada adianta a criação de programas e a introdução de novos instrumentos na sala de aula se os educadores, não os vêem com bons olhos...não os vêem como ferramentas capazes de erriquecer suas aulas.

    ResponderExcluir
  5. Nota –se desta maneira amiga Camila que não basta apenas ter acesso a recursos tecnológicos, é necessário também que os professores sejam qualificados para que possam utilizar esses recursos da melhor maneira, pois em um mundo que muda rapidamente, o professor deve estar preparado para auxiliar seus alunos a lidarem com inovações, a analisarem situações complexas e inesperadas no ambiente educacional.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que a formação do professor deve ser contínua, até porque o conhecimento e as informações estão todo o tempo se modificando e o profissional da educação precisa estar conectado a essas mudanças.
    Isso contribui para que as dicussões em sala de aula não fiquem reduzidas ao passado e sim no que está acontecendo no presente.

    ResponderExcluir
  7. Justamente colegas, esses comentários se encacham perfitamente com texto publicado O que é as TICs? "Afinal integrar não é somente utilizar estas diversas mídias em conjunto com as atividades dos alunos e sim agrupar os objetivos didáticos existentes a elas, desenvolvendo novos aprendizados, construindo uma experiência rica e consistente sob uma perspectiva crítica condizente com seu contexto atual."

    ResponderExcluir
  8. É POR ISSO QUE A QUALIFICAÇAO É IMPORTANTE PARA MEDIAR O PROCESSO APRENDIZAGEM ENTRE A MAQUINA E O DISCENTE!!

    ResponderExcluir